segunda-feira, 17 de abril de 2017

Pavlova


A Pavlova, foi criada em homenagem à bailarina russa Anna Pavlova (1881-1931), que em 1926 foi apresentar um solo na Austrália e Nova Zelândia, e em um dos dois países, não se tem a certeza em qual, foi criado este doce para lhe prestar homenagem.
A Pavlola é feita batendo-se as claras com um pouco de sal, antes de adicionar o açúcar, o vinagre, a baunilha e a maizena, o que faz o seu interior macio e o seu exterior crocante, é decorada com creme batido e frutas.

Ingredientes:

6 claras à temperatura ambiente
1 pitada de sal
250 g açúcar
2 clh. sopa (mal cheias) de maizena
1 clh. chá de vinagre branco
1 clh. café de baunilha

6 gemas
125 g de açúcar
1,5 dl de água

4 dl de natas
4 clh. sopa açúcar

frutos vermelhos, q.b.

Preparação:

Separe as gemas das claras, e bata estas últimas em castelo, adicionado a pitada de sal, junte depois os 250g de açúcar, até ficar um merengue brilhante e firme, depois a maizena peneirada, a baunilha e o vinagre, envolvendo suavemente com movimentos de cima para abaixo.
No papel vegetal, marque um círculo  com cerca de 26 cm de diâmetro, depois unte-o com manteiga e coloque num tabuleiro.
Espalhe o merengue em cima do círculo do papel vegetal e dê-lhe a forma de um ninho.
Leve ao forno pré-aquecido  a 140ºc, durante 1 hora e 10 minutos. Passado o tempo, desligue o forno e deixe arrefecer totalmente a pavlova dentro do forno.
Entretanto, prepare o doce de ovo, levando ao lume a água com o açúcar, depois de ferver, conte 5 minutos e deverá já estar numa calda ponto de pérola forte.
Vá juntando a calda aos poucos, às gemas, mexendo sempre para não cozer as gemas, depois leve novamente ao lume, até engrossar. Deixe arrefecer.
Batas as natas (bem frias) até ficarem consistentes, juntando as duas colheres de açúcar.
Coloque a pavlova num prato e encha o centro, com as natas, por cima as frutas e por fim o doce de ovo.


2 comentários:

  1. Já tentei fazer 6 vezes e foi sempre parar ao lixo , uns 20 minutos depois de entrar no forno já esta castanha, acaba sempre no caixote do lixo.
    E cada vez que vejo assim uma branquinha e linda fico `` invejosa``.
    Esta perfeita.
    Boa semana

    ResponderEliminar

 

Papinha Doce Template by Ipietoon Cute Blog Design