quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Fios de Ovos



Os fios de ovo caseiros, para além de ficarem mais baratos, ficam muito mais gostosos.

Ingredientes:

12 gemas
1 clara
750 g  de açúcar
2,5 dl de água


Preparação:

Misturam-se as 11 gemas com o ovo inteiro e passam-se por um passador de rede.
Leva-se ao lume a água e o açúcar até obter um ponto de pérola fraco.
Depois numa taça à parte deite um pouco desta calda e uns cubos de gelo.
Coloque um pouco dos ovos dentro do funil e deixam-se cair em fio sobre a calda, movimentando em circulos o funil e o mais alto possível, para que os fios fiquem fininhos.
Os ovos ao caírem formam pequenas meadas que se retiram com uma escumadeira e passam-se na tigela com os cubos de gelo e a calda, colocando-se depois em cima de um tabuleiro inclinado a escorrer.
Enquanto fazemos os fios de ovos, devemos ir acrescento pequenas quantidades de água à calda ao lume para ela não ficar muito densa, no entanto, ela deverá estar sempre a ferver no centro do tacho.
Estas quantidades, renderam cerca de 400 g de fios de ovos.

19 comentários:

  1. Parabéns pelos fios de ovos estão maravilhosos.

    Vou "rapinar" a receita posso?
    É diferente daquela que a minha sogra fazia.

    Beijos
    Joana e Sofia

    ResponderEliminar
  2. já estou comágua na boca - adoro fios de ovos!

    ResponderEliminar
  3. QUE BOM ASPECTO EU OS DE COMPRA NÃO SOU MUITO APRECIADORA ACHO MUITO SECOS QUANDO ENCONTRAR UM FUNIL DESSES VOU TENTAR BEIJINHOS

    ResponderEliminar
  4. Ficaram perfeitos amiga muito mesmo, eu adoro fio de ovos, fica sempre muito bem numa decoração de um bolo!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Nunca fiz...
    Qualquer dia vou-me aventurar.
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Amiga ficaram lindos eu nunca fiz mas agora que vi estou com muita vontade e como diz uma amiga minha que também é uma grande artista a fazer os fios de ovos tu fazes e se não ficarem bem na primeira fazes mais uma vez e quantas forem precisas achas que é assim? Um beijinho e resto de uma boa semana:))

    ResponderEliminar
  7. Hummmm que perdição, devora-os num ápice :))
    Beijinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  8. Oi querida, adorei o seu blog....Venho até vc por intermédio do gostosurassemtravessuras.blogspot.com.br, que é de minha mãe que faleceu o ano passado, como ela adorava demais suas amigas virtuais, tenho mantido esse canhtinho para lembrarmos dela...

    Fios de ovos faz-me lembrar de minha infância, quando ficava vigiando a Tia Ni a fazê-las....tempo bom...

    ResponderEliminar
  9. Olá minha querida, que saudades!!!
    Faz um bom tempo que não venho te visitar,mas já estou colocando minhas visitas em dia.
    Nossa também adoro fio de ovos e o seu está muito caprichado. Realmente é muito caro se formos comprar pronto. sem falar do prazer de Tê-lo feito,não é?
    Beijinhos pra você e a Anita.

    ResponderEliminar
  10. Adorei, estão maravilhosos!
    Uma excelente receita, muito útil :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Nunca experimentei mas de certeza que ficam bem mais saborosos que os comprados, não tenho d´+uvidas :)

    ResponderEliminar
  12. Ja estou a ficar de agua na boca...
    Tem aqui receitas deliciosas e muito bem explicadas,logo que tiver oportunidade vou experimentar algumas coisinhas :)

    ResponderEliminar
  13. Nunca experimentei e já por várias vezes tive para comprar o fúnil! Qualquer dia experimento!

    Ficaram lindos!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Que maravilha, adorei esta receita, vou guardar. Pois qualquer dia experimento!
    Beijos :)

    ResponderEliminar
  15. É coisa k nunca me imaginaria a fazer, mas concordo que fica mto mais barato do que comprado, dá é imenso trabalho :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Depois de ver sua aquisição ontem, vim correndo ver seus fios de ovos. Que lindos ficaram, parabéns pela arte. Para mim é uma arte, e que delicia caseiros não? Bjos

    ResponderEliminar
  17. Obrigada pelas palavras tão simpáticas :)
    Só me aventurei uma vez a fazê-los há muitos anos, mas o sabor nunca esqueci.Têm uma cor fantástica.
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  18. Eu sou doida por fios de ovos!! tenho mesmo que comprar o funil!! bjks

    ResponderEliminar
  19. uma excelente forma de aproveitar ovos. beijinhos

    ResponderEliminar

 

Papinha Doce Template by Ipietoon Cute Blog Design