segunda-feira, 22 de março de 2010

Compota de Pêra Rocha

Esta compota de "Pêra Rocha", representou a minha Região do Oeste, ao servir de oferta a todos os participantes no almoço convívio de tropa, organizado este ano pelo meu marido.
Foi elaborada pela minha mãe, à qual agradeço.

Ingredientes:

1 Kg de Pêra Rocha
600 g de açúcar
1 clh.café de açúcar baunilhado
1 pau de canela
1 casca de limão

Preparação:

Descasque as pêras e parta-as em cubos pequeninos.
Coloque numa panela, as pêras, o açúcar, o pau de canela, o açúcar baunilhado e o limão.
Deixe cozer em lume brando, cerca de 2H30M, ou até atingir o ponto de estrada.
Retire do lume, deixe arrefecer e ponha em frascos.

Observação:

Antes de fazer a compota, os frascos foram esterelizados e no final já com a compota nos frascos, foram pasteurizados, para durar mais tempo.
Ver em Dicas, neste blog.

3 comentários:

  1. É o melhor doce de sempre!!! Eu provei e adorei.

    ResponderEliminar
  2. e se preciso adaptar pelo adoçante culinário, qual seria a proporção tirando o açucar?

    ResponderEliminar
  3. Olá Anónimo, antes de mais pedia-lhe o favor de numa próxima vez que colocolar um comentário, assinar pf com o seu nome, ou se quiser com um nome fictício, é mais fácil eu responder-lhe através de um nome, do que por "anónimo", assine no fim do comentário, ok?

    Em resposta à sua pergunta, aconselho-o(a) a consultar este meu post:
    http://papinhadoce.blogspot.pt/2011/12/pectigel.html
    Na minha opinião eu usaria:
    1 Kg de pêra rocha + 400 g de açúcar + 1 saqueta de pectigel (isto para quem não gosta da compota muito doce, como é o meu caso).

    No caso do adoçante culinário, nunca utilizei em compotas, apenas uso já usei frutose (pectigel).

    Beijinho e obrigado pela visita, espero ter ajudado.

    ResponderEliminar

 

Papinha Doce Template by Ipietoon Cute Blog Design